• Há um esforço muito grande para a destruição e o sucateamento das nossas universidades.

    Quero pedir a V.Exa. que dê atenção especial a dois requerimentos já subscritos pelo número necessário de parlamentares, cumprindo a exigência constitucional, em relação à CPI do teto salarial e à da sonegação fiscal. Peço que V.Exa. dê atenção a isto, porque estamos caminhando para o recesso e seria bom que houvesse já a publicação e pudéssemos criar as condições para no próximo ano realizar essa CPI. Esse é o primeiro tema.

    O segundo tema, Sr. Presidente, é sobre a questão das nossas universidades federais em vários estados. Em Santa Catarina, o Professor Luiz Carlos Cancellier foi levado ao suicídio em função de uma espécie de tortura psicológica, diante da vergonha. E, agora, estamos tomando conhecimento de operações policiais na Universidade de Minas Gerais e, de novo, na Universidade de Santa Catarina.

    Estamos vendo que há um esforço muito grande para a destruição, para o sucateamento das nossas universidades federais.

    Aqui no Rio de Janeiro nós temos vários exemplos incluindo o Hospital do Fundão. Então, agora, não sei qual o objetivo, mas seguramente estamos tendo um ataque claro a um setor da nossa atividade, da vida do País, que precisa ser olhado com outros olhos. Não é razoável. Era de se imaginar que o que houve em Santa Catarina com o Professor Luiz Carlos Cancellier representasse uma espécie de advertência. Agora, fica evidente que a ação é contra as universidades. Então, esse exemplo que vem em relação às universidades federais também se reflete aqui nas nossas universidades estaduais que estão sendo atacadas de outra forma. Então, o estado policial não pode prevalecer.

    Muito obrigado.

    Fonte: Site da Alerj

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *