Governador Witzel pede apoio do Congresso em reunião com a bancada federal do Rio

O deputado federal Paulo Ramos (PDT-RJ) se encontrou, na última sexta-feira (20/03), com o governador Wilson Witzel nos jardins do Palácio Guanabara, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio. O governador se reuniu com a bancada federal do Rio de Janeiro para fornecer informações sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 que o Governo do Estado vem tomando nas últimas semanas, fazer uma avaliação da crise provocada pela pandemia e os impactos na economia fluminense, que sofrerá queda drástica na arrecadação. O encontro reuniu mais dez parlamentares, além de Paulo Ramos.

Paulo Ramos considerou a reunião satisfatória e manifestou ao governador sua preocupação com a população mais pobre que, certamente, será a que mais sofrerá com os impactos da crise econômica provocada pelo coronavírus e com a propagação dele quando chegar às camadas carentes. Para o parlamentar, será muito difícil o controle em localidades onde vivem várias pessoas em pequenos cômodos, moradias muito próximas e carentes de saneamento. O deputado sugeriu a distribuição de cestas básicas e material de higiene, além de intensificar uma campanha com foco na população mais pobre e em situação de rua.

Paulo Ramos também criticou a decisão do governo federal em permitir a redução de salário e de jornada de trabalho pela metade, que faz parte de um pacote de medidas que flexibilizam as relações entre patrões e empregados. “Precisamos socorrer os mais pobres e não penalizar aqueles que mais precisam num momento tão difícil”. A iniciativa foi encaminhada ao Congresso Nacional por meio de medida provisória.

A bancada federal fluminense propôs um pacto para que as emendas parlamentares sejam destinadas a setores da saúde e da assistência social. Witzel expressou a dificuldade de diálogo com a união e solicitou auxílio da bancada para que as emendas constitucionais sejam ferramentas para que os líderes do Executivo possam implementar políticas públicas sanitárias e sociais. O governador disponibilizou uma cópia da carta dos governadores assinada pelos 26 estados e o Distrito Federal, protocolada na última quinta-feira ao Governo Federal.  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *