Biografia do Deputado Paulo Ramos

Nascido e criado em Realengo, oficial da reserva da PM, advogado, administrador de empresas e especialista em políticas públicas pela UFRJ, Paulo Ramos iniciou sua militância política nos anos 60 e teve destacada participação na luta contra a ditadura, pela anistia e pela democratização do país, integrando a corrente dos chamados autênticos do antigo MDB.

Presidente do Clube dos Oficiais da PM/BM (1985), sendo a principal liderança na luta por melhores salários e condições de trabalho.

Deputado Federal Constituinte (1986/1990)- Foi escolhido o Constituinte Nota 10 pelo DIAP, órgão do Dieese, por ter defendido e votado em todos os direitos dos trabalhadores. Deputado Federal (1990/1994)- Paulo Ramos se notabilizou pela luta contra a revisão constitucional, que pretendia retirar do texto da Lei Magna direitos e conquistas dos trabalhadores e de proteção e defesa da nação. Deputado Estadual (1998/2002) – Líder da Bancada do PDT nas legislaturas de 1999, 2001/2002 e 2003.

Deputado Estadual (2002/2006) – Líder da Bancada do PDT

Deputado Estadual (2007/2010) – Líder da Bancada do PDT

Presidiu a CPI que apurou a violência política no Estado do Rio de Janeiro (ano 2000).

Presidente da Comissão de Servidores Públicos da Alerj (1999/2000/2001/2002/2003).

Presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional Alerj (2003/2006).

Presidente da Comissão de Trabalho, Legislação e Seguridade Social da Alerj (2007 até 2010) e de 2014 até a presente data.

Destaque para sua atuação na discussão, apresentação de substitutivo e participação nas votações dos Planos de Cargos e Salários do pessoal da educação, da saúde e serventuários da Justiça. Um dos principais líderes nacionalistas do país, tendo integrado a Frente Parlamentar Nacionalista, em Brasília, e coordenador da Frente Parlamentar Nacionalista Estadual, na Alerj. Esteve na linha de frente da resistência às privatizações e entrega das estatais brasileiras. Presidiu a CPI que apurou o acidente com a P-36. Segundo vice-presidente da Executiva Estadual, Presidente do Conselho de Ética, membro do Conselho Político Estadual e do Diretório Nacional do PDT. Relator da CPI dos Fiscais na Alerj – 2003.

Presidente da CPI da Varig (2006 e 2007).

Presidente da CPI que apura irregularidades na área fundiária do Rio de Janeiro (2006 e 2007).

Relator da CPI que apurou a violência contra policiais (2007).

Relator da CPI da Ampla (2007).

Líder da bancada do PDT (2003-2006 e 2007 até 2010).

3º Vice-Presidente da Mesa Diretora da Alerj (2011 a 2013).

Em agosto de 2013 desfiliou-se do PDT filiando-se ao PSOL.

Preside atualmente de três(3) CPIs: a CPI que apura o desdobramento da recuperação judicial e da falência da Varig, a CPI que apura a morte de policiais e a CPI que apura a venda de ativos da Petrobras.

Paulo Ramos, teve e tem, destacada atuação pela valorização do serviço e do servidor público, promovendo sempre um amplo debate nas Audiências Públicas com o intuito de aprimorar o sistema e beneficiar o serviço, o servidor e o trabalhador.

Ao longo de seu mandato de quase vinte anos como Deputado Estadual, tornou-se o principal defensor e articulador parlamentar em benefício de todas as categorias de servidores, nas suas lutas por planos de cargos e salários e em todas revindicações salariais e por melhores condições de trabalho.

44 Respostasaté agora.

  1. aline disse:

    Parabéns por sua tragetória isso mostra que és capas disso e muito mais,só que como conhecedor de leis,da suas lutas entre outras o senhor se ja não fez,poderia também apurar esses abusos por parte de muitos policiais e que numa grande maioria ja tem ficha suja,que comentem seus abusos de autoridades e confiante que nada de VERDADE acontece,porque NÃO ACONTECE MESMO e MUDAR ESSA REALIDADE QUE È VERGONHOSA para o nosso país,é obvio que tem não só policiais,mas delegados e todo um esquema e mais dolorida para as familias que são eleitores e gente.Aguardamos um posicionamento a respeito,se for pertinente.Obrigada

  2. oscarrensburgwillmersdorf disse:

    Desde 1989, quando retornei ao Rio após 16 anos em Brasília, acompanho seu trabalho na política e muito lhe admiro. Tudo de bom. O Lula deu muita sorte, infelizmente, quando Brizola veio a falecer. Nunca me esqueço e poucos falam dessa passagem: Logo nas primeiras decepções do PT, Brizola foi corajosamente na TV e disse – “…Lula vc. traiu o Povo Brasileiro…” . A partir daí, o governo Lula foi só decepção. E principalmente!!!!!!! Colocar o Sarney na presidência do Senado!!!!!Um abraço. Atualmente moro em Araçoiaba da Serra/SP. Minha família mora em Ipanema no Rio e Brizolistas da antiga. Minha mãe com 91 anos e meu pai com 100 anos. Vc. é um exemplo de pessoa do Bem!!!

  3. jose maria marçal de oliveira disse:

    Caro Deputado Paulo Ramos

    Gostei da tua biografia e realmente es um politico atuante e integro nas sua decisoes.
    O nosso Pais, precisa de homens assim com V.Sra.
    Mas, acredito que um dia esse sistema politico ira mudar e ai poderemos ter Deputados
    e Senadores com carater e dignidade para lutar pelos interesses da Naçao.

    Obrigado e boa sorte

    Jose Maria Marçal de Oliveira Oficial de Radiocomunicaçoes da EMBRATEL
    (aposentado).

  4. andrea da silva azevedo disse:

    sr paulo ramos gostaria de saber se ja teve inscriçao para trabalhar na creche do magali.

  5. eli disse:

    tenho acompanhado as irregularidades contra o detro, e que tens tido uma participaçao ativa. contudo o detro tem reprimido a carona solidaria, ou alguns maus intencionados que usam a camisa do detro tem se aprveitado da situaçao para apreender veiculos particulares alimentando do reboque e patios particulares mais comissoes a policiais e fiscais. se houvesse uma campanha estimulando a carona solidaria no rio de janeiro, estes ataques poderiam enfraquecer, e contribuiria com o transito e meio ambiente. o projeto de lei que circula na alerj até hoje nao foi aprovado. conto com seu interesse pelo assunto. boa noite

  6. Andre Luis Azevedo disse:

    Depois da morte do Brizola e ver o PDT se debandar para o Governo Sérgio Cabral, a minha angustia de ver o PDT acabar , fiquei muito satisfeito em seu pronunciamento contra a Deputada Cidianha Campos. A maior decepção da minha vida. Em meus 47 anos a companhei a carreira desta deputada e foi com grande tristeza ver ela e o PDT se juntarem a este governo. Caro deputado você não esta sozinho estou do seu lado.

    Andre Luis Azevedo

  7. luciano maia disse:

    Sr. é um exemplo de politico, no qual faz jus, meus votos e da minha família, continue sempre assim.

    obrigado.

  8. Kaiser disse:

    poucas pessoas tem um perfil e a confiança do povo para comandar este país. Poucos se preocupam com o povo e seus eleitores como ele, poucos tem o conhecimento dele, o mais importante é que muito poucos são honesto e sensato como ele.

  9. Kaiser disse:

    poucas pessoas tem um perfil e a confiança do povo para comandar este país. Poucos se preocupam com o povo e seus eleitores como ele, poucos tem o conhecimento dele, o mais importante é que muito poucos são honesto e sensato como ele.

  10. Kaiser disse:

    poucas pessoas tem um perfil e a confiança do povo para comandar este país. Poucos se preocupam com o povo e seus eleitores como ele, poucos tem o conhecimento dele, o mais importante é que muito poucos são honestos e sensatos como ele.

  11. evaldo vieira cerqueira disse:

    desculpe por nao ter respondido alguns emails pois estava sem internet. mas ja esta funcionando normalmente. um abraco do amigo evaldo cerqueira .

  12. junior disse:

    bom dia, parabens pelo serviço prestado a populaçao carioca, senhor deputado,estou me preparando para o concurso do detran rj, e obsevei que o senhor esta cobrando que o concurso saia o mais breve possivel, so que uma entrevista dada pelo presidente do detran rj desanimou muitos candidatos que e a cobrança da lingua inglesa no concurso,poxa isso e um absurdo, se hovessse alguma necesssidade ate entenderia mas nao ha, somos brasileiros nao podemos perder nossa identidade.Se o senhor de alguma forma puder nos ajudar ficaria muito grato.

  13. Sônia disse:

    Senhor Deputado, Paulo Ramos, sou servidora da saude estadual (RJ) e como o Senhor sabe, o nosso vencimento é de R$ 157,00 .Eu gostaria de saber o que podemos fazer para mudar essa situação, já que o governador se nega a assinar o pccs ?

  14. romario disse:

    Tive de conhecê-lo, mesmo que não houvesse lido sobre a sua história política, percebe-se a honestidade e sinceridade nos olhos, tens postura de que realmente luta contra a corrupção neste país. Pude ver que ainda podemos acreditar em melhorias.

    • Paulo Ramos disse:

      Obrigado pelas considerações.

      • rafael de jesus souza disse:

        oi boa tarde ja estive no seu gabinete conversando com senhor a 1 ano atras
        e ate hj nao tive nehuma resposta pedi aao senhor q me empenhasse na barreira fiscal sou policial militar e estou lotado no bpve

    • Spyridoula disse:

      Os Bombeiros do Rio de Janeiro não o aceitam a passaporte do Governador Cabral. Só aceitam negociar se o piso salarial for de R$ 2.000,00 reais e mais vale transporte. Nesta próxima quinta-feira teremos outra manifestação na ALERJ.

  15. Joacyr disse:

    Quero iniciar alguma atividade visando a sua reeleição em 2014. Por exemplo, fazer contatos pela internet , já que não estamos no período eleitoral. Moro atualmente em Cabo Frio. Meu voto é seu!

  16. Joacyr disse:

    Sim, faltou dizer: não faço campanha mais para o PT. Nada votos de fidelidade. Nada contra, só que prefiro a liberdade de escolha. E escolhi você, caro major, para meu candidato em 2014. Sucesso!

  17. Joacyr disse:

    No dia 19 de setembro, 5ª feira, estarei aí na Alerj, participando de uma homenagem do deputado Waguinho a três sobrinhos meus: o coronel Gileade Albuquerque, o coronel Jairo Azeredo e o capitão Geraldo Luís Fontes. Aí a gente se fala, meu caro!

  18. Julio Barbosa da Silva disse:

    Seu houvessem mais brasileiros como o bravo e nobre nacionalista e socialista Paulo Ramos, sobretudo no meio político, viveríamos certamente em um país melhor, e não nessa triste colônia estadunidense em que se transformou o Brasil.

  19. Julio Barbosa da Silva disse:

    Não há na política fluminense algum político que possa se equiparar ao Deputado Paulo Ramos, principalmente no que tange à qualificação intelectual e à luta incessante em prol da Classe Trabalhadora.

  20. Odilon Carnaval disse:

    Grande trajetória de vida e de política, conheço bem sua índole, sua capacidade e honestidade no que se propõe a fazer, por isso acho que o Dep. deve lutar um pouco mais pela causa QESA, que tenho certeza já lhe foi apresentada é uma reivindicação justa da classe de Cabos e Sargentos qesas da Aeronáutica. Por favor são milhares de famílias na dependência desta luta, veja com carinho, e apoie esta classe.Um abraço e rumo a vitória.

  21. ELIO ELIAS disse:

    Quero deixar minha mensagem de apreço pelo Deputado Paulo Ramos, pois como poucos sempre se posiciona ao lado dos trabalhadores, e de forma impar ao lado do Serventuário da Justiça sempre que necessário e não foram poucas as vezes que se fez necessário a sua atuação ao nosso lado. que Deus o abençoe e pode contar com minha amizade e participação em suas campanhas.

  22. Antonio Napoleão de Oliveira Magalhães disse:

    Deputado Paulo Ramos, parabéns por ser um autêntico do MDB e o DIAP lhe ter nominado Constituinte nota 10 por ter defendido e votado todos os direitos dos trabalhadores, a sua luta pelo servidor público, bombeiros e trabalhador em geral,
    a mudança de base partidária e a sua formação militar, empresarial e seu conhecimento
    de direito, essa é a postura do guerreiro que está pronto para mais uma batalha. Eu também sou um guerreiro, quando nos conhecemos em 2007 eu era diretor de base e lutava pelos interesses do trabalhador dentro do BB, continuei esta luta nas comunidades de base e venho colocar os meus votos de Continuidade e muita Luz.

  23. edson merabet disse:

    Caro Deputado Paulo Ramos, sei que o Sr. lembra de mim pois já fui secretário do PMN, nos anos 80, no qual o Sr. já foi candidato a Governador do Rio. Devo lhe dizer que na última vez que o encontrei foi na Churrascaria Gauchão em Petrópolis, onde era garçon e lhe prometi que o Sr. seria meu candidato vitalício. Enquanto eu viver, o meu voto e da minha família sempre serão seus. Gostaria que a mídia política fosse verdadeira em mostrar quem realmente tem competência para ser um representante dos nossos interesses dentro desta nação que está vazia de bons atuantes. PARABÉNS sempre por tudo que o Sr. tem feito o que há de fazer. Abrs. Edson Merabet

  24. rosane disse:

    Sou associada da SUIPA e protetora, no meu sítio, de 59 cães , 42 gatos e 2 porcas.
    Ainda não havia decidido meu voto para Deputado Estadual e resolvi consultar a enquete
    realizada pela SUIPA. Gostei muito de suas respostas e fiquei contente de conhecer um pouco do seu pensamento e de suas ações quanto aos animais. Por isso e sendo o PSOL um partido a que não tenho objeção, votarei em você no próximo domingo.

  25. Luiz Aguiar disse:

    Sou serventuário da justiça em Magé e faço campanha pra você. Acho que já consegui uns dez votos.

  26. itala disse:

    Sr Paulo Ramos, após consulta no site da Suipa, decidi meu voto pelo senhor.
    Espero que o Sr ganhe e realmente atue pelos animais, pois eles têm poucos quem os defenda.
    Por favor, Não nos decepcione. Acompanharei sua atuação caso seja eleito.

  27. angersom disse:

    Sou servidor e vejo sua luta em prol de diversas categorias e a favor da meritocracia e do concurso publico. Parabens pela atuaçao e defesa dos que sonham e sofrem pelas iniquidades perpetradas pelo poder.

  28. armando ascenção disse:

    PARABENS PELA ELEIÇÃO QUE DEUS ILUMINE O SEU MANDATO

    SEMPRE A SUA DISPOSIÇÃO ARMANDO DA PADARIA SÉCULO VINTE
    (AMIGO DO DR.CHAMBARLLI)

  29. Faria disse:

    Nobre Deputado 50345: Sou seu eleitor em decorrência de seu permanente apoio à causa dos Serventuários da Justiça.
    Reconheço o empenho e, por isso, tem o meu voto (desde a época do PDT), bem como o de outros cidadãos conscientes, há várias eleições.
    Atenção: muitos sócios da SUIPA também votaram no Deputado. Aguardamos sua atividade também nessa área.
    Valeu.

  30. Fefeu Amaro disse:

    Deputado, sou nascido ecriado em Realengo. Morava na Água Branca quase em frente a rua Curitiba. Eu vivi toda minha juventude no coletivo na esquina da casa do Marquinho seu irmão. Desculpe, mas queria saber dele, e do Luciano quejogou no Bangu e é primo de vocês. Foi uma juventude maravilhoso. Abraço e aguardo resposta.

  31. Aames disse:

    “Estamos vendo que o Rio tem uma vocação para o serviço de call center. Nesse mesmo momento, surge uma lei sugerindo o cadastro de números telefônicos, restringindo a ligação dessas empresas. Acredito que a atitude possa diminuir consideravelmente o número de empregos no estado. É preciso pensar se vale a pena suportar um pequeno momento de incômodo ao telefone, em nome da enorme quantidade de trabalhadores que depende dessa profissão”, – See more at: http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=29772#sthash.YLy3SdG0.dpuf

    Estou recebendo 20 (vinte!!!) ligações diarias (só no celular) do telemarketing da GVT. Um transtorno absurdo. Você é um dos responsáveis por esse absurdo estar acontecendo comigo e não ter uma ferramenta rápida para me proteger. Até o Procon me atender vou ser torturado. Obrigado por nada.

  32. João luiz vidal Alves Cap PM reserva PMERJ disse:

    Boa tarde coronel.
    Quando o Senhor veio para Campos Nos idos de 80 eu era Soldado.
    Hoje eu estou na Reserva da Pmerj , como Capitão Pm.
    Me lembro muito bem quando meu pai morreu, o senhor foi lá em casa, levando a sua solidariedade .
    Estou querendo falar com o senhor na Alerj.
    Como fazer?
    Era Sd Vidal. Fiz ESFO em 93/94.
    O senhor sempre era solícito com todos.
    O senhor veio junto com o Cel Duran
    Feliz 2016 para o Senhor e seus familiares.
    Capitão PM Vidal

  33. João Luiz Vidal Alves disse:

    Bom dia Coronel.
    Como vai o Senhor é a sua família.
    Eu estou passando final de semana em Niterói e eu gostaria de conversar com o Senhor na segunda ou terça-feira se for possível.
    Senão o dia que o senhor estiver na Assembleia.
    O e-mail da minha esposa está acima.
    Eu sou Capitão da PMERJ e que à época que o senhor veio para Campos(Oitavo Batalhão ) eu era Soldado.
    Fiz faculdade e hoje sou Historiador e técnico em farmácia.
    Estou pretendendo fazer pós-graduação em Homeopatia.
    Vou estar sempre no Rio, em um final de semana de todo o mês e onde cursarei o ITH( Instituto Técnico Hanemaniano), à rua Frei Caneca número 94.
    Outrossim estarei sempre à sua disposição, caso o Senhor necessitar de mim.
    Eu me lembro de quando meu pai morreu o senhor foi oferecer condolências para mim.
    Oeste ato marcou o respeito e a consideração que o senhor tem para os seus comandados.
    Muito obrigado por àquele gesto e por estar lendo esta minha solicitação.
    Quando o senhor estiver na Alerj espero encontrá-lo, com a sua aquiescência.
    Capitão Vidal.

  34. DANIEL disse:

    Olá Deputado,quero parabenizar sua luta pelos ceadeanos, acabei de ver uma notícia de mais uma tentativa de privatizar a CEDAE, confesso que estou muito triste e preocupado, quero pedir por favor nos ajude, não quero acreditar que o Governador PEZÂO vai fazer isso, estou aqui pedindo SOCORROOOO!!!!! Deputado o governo pode aceitar essa proposta desse privatista que se diz presidente desse País? eles podem vender nosso patrimônio sem nos perguntar e mais eles podem vender nossa empresa sem a permissão da ALERJ? obrigado por tudo e nos ajude POR FAVORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!!!!!!

  35. Tecla gerola disse:

    Feliz aniversario. Parabéns por sua trajetória. Super beijo, muita saúde, paz e prosperidade. Santé

  36. Claudio Nunes disse:

    Sr. Deputado Paulo Ramos,

    Fiquei ciente da lei 7.355/2016 que regra o serviço do Bombeiro Profissional Civil. Estamos tendo problemas com empresas industriais e plataformas (Petrobrás e Privadas) para que sigam a lei.

    Pois ficou confuso em relação a abragencia, no que se refere as unidades off shore, como também até onde a mesma altera o entendimento da NR 23 (Norma Regulamentadora) e a NBR 14.276, no que se refere principalmente o calculo do efetivo da Brigada Voluntária.

    Tenho ciência que leis novas, precisam de um tempo para adaptação, e o motivo desta mensagem é informar um feedback.

    Abraços e estou a disposição.

  37. paulo disse:

    Bom Dia Deputado Paulo Ramos. Meu comentário é sobre outro assunto. Assunto Policial inválido. Por que a dificuldade de se conseguir algo constitucional para o policial inválido? Nenhum policial quer ficar invalido. Perdemos o triênio(recebesse proporcional ao tempo que teve) antigamente era total; o auxilio invalidez é classificado conforme a sua sequela(terá tratamento eterno) nem todos recebem. A carreira é interrompida, e não chegará ao posto final de sua carreira não pq ele não quis. Quando reformado por morte recebe promoção. Quando reformado por invalidez não recebe promoção(vários estados recebem promoção) e o estatuto diz que ele tem que ir com proventos acima, mas ele recebe diferença de soldo. Foram feitas várias leis que se deram em inconstitucionalidades 3996, 4157, 4848 e 6764. Está morrendo policia pra caramba e muitos policiais ficando invalido. Grato pela oportunidade.

    • Paulo Ramos disse:

      Agradeço pelo contato. Você está coberto de razão, quando menciona leis que foram exaustivamente debatidas por mim e aprovadas pela ALERJ, foram sancionados pelo Poder Executivo, que após ingressou no judiciário, solicitando sua inconstitucionalidade. A luta continua e continuamos a tentar melhorar as condições de trabalho e de direitos de nossos policiais militares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *